Conscientização sobre autismo é tema de palestra na Câmara

A Câmara de Vereadores de Louveira tornou-se palco, na tarde desta terça-feira, 23, de palestra de conscientização sobreo o Autismo, dentro da campanha Abril Azul. Servidores da casa participaram do encontro, que contou com as presenças da psicóloga Márcia Aparecida Tega e da terapeuta ocupacional Renata Queiróz, que trabalham junto à APAE de Louveira.

O movimento da campanha Abril Azul é disseminar conhecimento e instigar, na população, a conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). De forma didática e esclarecedora, a psicóloga contou sobre os atendimentos prestados na APAE e a relação entre os atendidos, famílias e população em geral, de forma a compreender e atuar na inclusão das pessoas. Foi explicado, por exemplo, que ainda há muita dificuldade em se diagnosticar alguns casos de autismo, diante da ampla variedade de sintomas. Trata-se, inclusive, de um transtorno de neurodesenvolvimento, que causa prejuízos nos campos da comunicação, interação social e com padrões restritos de comportamento, culminando na dificuldade de organização de sentimentos, pensamentos e emoções.

Atualmente, o TEA possui três classificações: nível I (autismo leve), nível II (moderado) e III (severo). Entende-se que múltiplos fatores podem ocasionar o autismo, como genéticos, ambientais e neurológicos. Ainda sim, a Ciência não conseguiu definir o que ocorre no cérebro das pessoas com autismo, razão pela qual há grande dificuldade de compreensão do TEA e que leva, cotidianamente, ao aprendizado constante sobre o transtorno.

Publicado em: 24/04/2024 12:21:06

Publicado por: Jornalista Ricardo Pupo