Servidores da Câmara recebem vacina contra febre amarela

Diante do quadro de preocupação de imunização dos louveirenses contra a febre amarela, equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde esteve na Câmara de Louveira disponibilizando doses da vacina para os servidores que trabalham no Legislativo. As vacinas foram aplicadas pelas servidoras municipais Tereza Messora e Maria Ayres na manhã desta quinta-feira, 10, com um total de 33 doses de um total de 75 pessoas, visto que alguns já tinham recebido a doses em outras ocasiões.

A vacinação atendeu à solicitação da Comissão de Saúde e Qualidade de Vida Laboral da Câmara de Louveira com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal do município. A febre amarela é uma doença que pode levar à morte e é causada por vírus, transmitido por mosquitos encontrados em áreas silvestres e urbanas. Como não há tratamento específico para a doença, a melhor ação é a prevenção por meio da vacinação.

Uma única dose contra a febre amarela é suficiente para proteger durante toda a vida, independente da data em que se tomou a vacina. Se a pessoa estiver na dúvida e não houver anotação na carteira de vacinação, é prudente tomar a dose.  Com o aparecimento de macacos mortos na região, houve o alerta para a vacinação aberta à população. A morte dos macacos é um sinal de alerta que o vírus causador da doença está circulando pela região.

Entre os sintomas da doença estão febre alta, calafrios, fortes dores de cabeça, dor no corpo, cansaço, enjoo, vômitos (cor de borra de café), diarreia, coloração amarelada da pele e sangramentos.