Arrecadação cai 1,6% e despesa cai 4,3% nos meses de abril a agosto

A arrecadação do município de Louveira nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2017 caiu 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas a despesa também foi reduzida em 4,3% no mesmo período. Os dados foram apresentados durante audiência para cumprimento de metas fiscais realizada na noite desta quinta-feira, 28, na Câmara de Louveira, com a participação dos vereadores Laércio Néris (PTB), que conduziu os trabalhos por ser presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, e Luiz Rosa (PMDB).

20170929AudienciaPublica MetasFiscais

A apresentação foi feita pela chefe de divisão da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura, Luzinete Dias de Carvalho. No público, presença dos secretários municipais Doraci Chicalhoni, de Finanças, e Roberto Silveira Júnior, de Água e Esgoto.

No comparativo entre os meses de abril a agosto de 2017 com 2016, a receita apresentou queda de 1,61%, ficando em pouco mais de R$ 239,1 milhões perante os R$ 243 milhões anteriores. Em relação às despesas, houve redução de 4,3%, passando de R$ 215 milhões em 2016 para R$ 205,9 milhões em 2017.

Para cumprimento dos limites constitucionais, foram liquidados R$ 47 milhões para a área da Saúde, o que representa 19,75% do orçamento, e R$ 73,9 milhões para a Educação, ou seja, 30,9%. Esses valores ficaram superiores aos limites de 15 e 25%, respectivamente, que é o mínimo que se deve aplicar nesses segmentos. As despesas com pagamento de pessoal referente ao Executivo atingiram R$ 142,4 milhões, o que representa 36,6 %, bem abaixo do limite constitucional de 54%.

Pergunta: o público não compareceu para a audiência, exceção feita a uma única pessoa, o ex-vereador Estanislau Steck. Ele se manifestou em relação à queda da receita e os valores que são gastos com pagamento de funcionários públicos. Para ele, os números comprovam que era possível aplicar o reajuste nos vencimentos do funcionalismo.