Servidores da Câmara recebem orientação de ergometria

Após a avaliação em 36 setores da Câmara de Vereadores de Louveira, a empresa de ergometria Qualy Sessa apresentou aos servidores, na segunda-feira, 2, o resultado da análise. De acordo com a empresa, foram detectadas 233 oportunidades de melhorias nos locais de trabalho. Cerca de 73% das intervenções representam ação técnica, e 24% poderia evitar desconforto, dificuldade ou fadiga. A boa notícia é de que a Qualy não encontrou a possibilidade de risco ergonômico nos setores, equipamentos ou desempenho das funções pelos servidores públicos ou dos funcionários terceirizados, que prestam serviço na Casa de Leis.

O ergonomista, José Luiz Teles Martins, depois de explicar os conceitos de ergometria, disse que a Câmara deverá realizar algumas ações para que alcançar melhorias no locais analisados. Entre as indicações estão a colocação de suporte de monitores de computadores, apoio para os pés, aumento o índice de iluminamento, orientação postural, treinamentos, entre outros. "O treinamento já iniciamos, com esta palestra, agora a Câmara tem um diagnóstico onde poderá fazer as pequenas intervenções necessárias", explicou Martins.

A palestra/treinamento foi acompanhada por 45 funcionários do Legislativo. Para o presidente da Câmara de Louveira, vereador Marquinhos do Leite (PTB), este diagnóstico e treinamento é muito importante, pois melhora a qualidade de vida do servidor e reflete no atendimento à população. "Com a capacitação, orientação e treinamento estamos dando condições aos servidores de melhorarem o seu desempenho, evitamos o afastamento por problemas relacionados ao local de trabalho e o funcionário pode levar essa ação para dentro de sua casa", apontou Marquinhos.

Ao final da palestra, a educadora física, Renata Sessa Murin, promoveu uma aula de alongamento e exercícios físicos.

MOTIVAÇÃO

A análise dos locais de trabalho na Câmara foi motivada pela Comissão Interna de Saúde. Com o objetivo de proteger a saúde ocupacional do trabalhador e com orientação do médico do trabalho da Casa de Leis, o análise deu início ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que é um procedimento legal estabelecido na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mediante a Norma Regulamentadora de nº 7.

As orientações da análise/relatório desenvolvido pela empresa Qualy Sessa terá coordenação, para implantação, pela Diretoria de Administração e Assuntos Internos da Câmara. De acordo com o setor, está sendo feito um plano de ação, para diferenciar as ações de curto e longo prazo.

Câmara de Louveira

Ergo4903